O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ser obrigatório para todas as pessoas a partir desta quinta-feira (1º).
Hospitais e clínicas que atendem pelo SUS são obrigados a registrar o número do Cartão Nacional de Saúde dos pacientes nos formulários de atendimento. No começo a obrigatoriedade valia para os serviços considerados mais complexos, como internação, sessão de quimioterapia, de hemodiálise e transplantes. O funcionário do hospital deve registrar o número do cartão nos documentos de entrada do paciente, caso o paciente não saiba, o atendente deve consultar o sistema de dados do SUS, porém se o paciente não tiver o cartão, o atendimento não poderá ser negado.
A medida foi criada com o objetivo de gerar um bando de dados de todos os pacientes, com diagnósticos, avaliações, planejamentos e programação das ações de saúde, que poderão ser acessadas de qualquer parte do país.
O Ministério da Saúde afirma que essa medida é para oferecer um tratamento a população e acompanhar a qualidade deste atendimento.
O cartão deverá ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, até mesmo daquelas pessoas que possuem plano de saúde ou são pacientes particulares.
Para fazer o cartão é necessário a carteira de identidade, ou certidão de nascimento e comprovante de endereço e o documento de identidade da mãe, caso o filho seja menor de idade. (fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem é muito importante para nós.

Adrenoleucodistrofia

  Os sintomas iniciais da Adrenoleucodistrofia (ALD) quase sempre são percebidos na escola . Isso ocorre porque a doença geralmente se man...